<$BlogRSDUrl$>

18.8.04

Renovável a 100%?

Nos últimos anos muito se tem falado do desempenho económico de dois países: Irlanda e Finlândia. De maneira diferentes - o primeiro com políticas mais liberais, o segundo com maior controlo do Estado - conseguiram atingir excelentes performances económicas, figurando hoje na lista das economias mais competitivas do Mundo (com o 8º lugar para a Finlândia e o 10º para a Irlanda). As reformas económicas destes países foram exemplo para o Mundo.

Ontem, no PÚBLICO, soubemos que as "energias renováveis já são mais baratas que o petróleo". Caiu, assim, a última desculpa que ainda se ouvia acerca da aposta neste tipo de energias: "é muito caro!". Se já era imprescindível apostar em energias renováveis, como o entendiam as pessoas ambientalmente conscientes, parece-me que agora até já o será para os magos da economia. Já era esperado. Mais década, menos década, o petróleo acaba, como todos sabíamos, por isso a mudança de rumo energético é fundamental.

Assim, aqui fica uma proposta. Que tal Portugal apostar totalmente em energias renováveis, tentando alcançar o patamar de 100% de energias renováveis (i.e., 0% de dependência do ouro negro...) num horizonte de médio-longo prazo? Estimar uma meta (muito) optimista mas, ao mesmo tempo, motivadora: conseguir a não-dependência de crude até 2015/2020, e tentar assim ser um exemplo para o Mundo inteiro.

Assim, daqui a 10/15 anos, seríamos o único país do Mundo a viver apenas dependentes de energias renováveis. Seríamos o exemplo do futuro.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?