<$BlogRSDUrl$>

14.7.04

SIDA

"Ouvimos falar muito de armas de destruição maciça. Ouvimos falar de terrorismo e preocupamo-nos com o seu potencial de matar milhares de pessoas. Aqui temos uma epidemia que mata milhões. E qual é a resposta?"

Kofi Annan lançou esta crítica na 15ª Cimeira Mundial da SIDA (ver aqui a notícia e aqui tudo sobre a conferência). E tem toda a razão no que diz. O Mundo debate-se com imensos problemas, mas infelizmente nem todos são vistos com a mesma preocupação. De facto é notório que quando os problemas não nos batem à porta (a nós, povos de países desenvolvidos), temos a tendência de deixar as coisas andar, como se se resolvessem por si.

África é um problema grave, que diz respeito a todos. Mas nós ainda não o sentimos verdadeiramente na pele, e as ajudas que damos são sempre ténues. Passámos ao lado de um genocídio no Ruanda. Deixamo-nos agora ultrapassar por um previsível genocídio em Darfur, no Sudão. E os ataques terroristas que esta epidemia - a SIDA - têm provocado são atendidos com pouco vigor.

Os avanços científicos apresentados na 15ª Cimeira Mundial da SIDA são uma esperança para a resolução deste grave problema. É agora precisa a vontade da comunidade internacional (mais desenvolvida) para acudir a (mais) esta chacina. Porque já é tarde demais.

"Access for All" é o tema da Cimeira. É isso que se pede: acesso à prevenção e ao tratamento da SIDA. Para todos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?