<$BlogRSDUrl$>

9.6.04

Sousa Franco

Faleceu, hoje, Sousa Franco. Na televisão vi os seus últimos momentos, durante a sua campanha para o Parlamento Europeu, em Matosinhos. Muita confusão, muito barulho, muita gente. Ele sorria, gritava "PS! PS!", no fundo fazia o "trabalho de campo" que um político faz nestas ocasiões. Nada fazia prever o desfecho, nada fazia prever que, quando ele entrou no carro, seria a última vez que o fazia, e que dele já não sairia com vida.

Sousa Franco foi um brilhante académico, um distinto Professor de Finanças. Fundador do PPD, seu Presidente, mudou mais tarde de rumo para o PS, sendo Ministro das Finanças do Governo de António Guterres. Pessoa séria, culta e inteligente, critiquei-o muitas vezes devido às opções políticas que tomou no Ministério. Apesar destas divergências, acho que devo sublinhar as suas fortes convicções.

Era um político independente, e que poderia dar um bom parlamentar europeu. O PS apostava já nele como candidato a Presidente da República. Perde-se, sobretudo, um homem bom (não o conhecendo pessoalmente, parecia-me), servidor do todo público, e com amor pelo nosso país.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?