<$BlogRSDUrl$>

20.1.04

A Economia das Telecomunicações

Espero começar, amanhã, a ler algumas coisas para decidir exactamente qual vai ser o tema da tese. "Handbook of Telecommunications Economics, Volume I", de Martin Cave (e outros), será o primeiro livro a ler. Poderá ser um livro para guardar, daqui a uns anos, com a marca: "O início da caminhada"!

Terá de ser algo novo. "Um doutoramento é uma contribuição sua com algo novo para a Humanidade", como hiperbolicamente (ou se calhar não, quem sabe...) lhe chamava o outro. Pergunto-me se estarei à altura de tal desafio. Sem presunção, acredito que sim. No entanto...

...vão aparecer momentos em que acho que não consigo...
...vão aparecer momentos em que penso que cheguei a um beco sem saída...
...vão aparecer momentos de angústia, frustração, dor...

Mas contra eles lutarei, como se deve lutar para debelar a adversidade. Como sempre se tem de lutar para conseguir chegar lá, por esse caminho que acreditamos ser o certo.

Deixar algo de novo é, como os avanços tecnológicos, científicos, culturais e sociais de hoje, muito difícil. Parece que já tudo foi descoberto. Mas a verdade é que não. A máxima de Sócrates "Só sei que nada sei" é cada vez mais actual, e quanto mais se aprende, quanto mais se descobre, menos se sabe.

Os corpos são mortais, as vidas são finitas, perdura apenas a memória. Terei vontade de deixar memória minha por muito tempo, ou quererei desaparecer com o meu corpo? Pergunta difícil, louca até, para a qual nem sequer tento resposta, pelo menos agora.

A tese é um desafio, apenas. Pelo menos para já. Se será memória? Que o seja dos bons tempos que viverei para ela. Fica o desejo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?