<$BlogRSDUrl$>

27.5.03

Ministério Não Vai Financiar Cursos Superiores com Poucos Alunos
Público

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior (MCES) já fez chegar às instituições as propostas para fixar as vagas para o próximo ano lectivo. O ofício da Direcção-Geral do Ensino Superior prevê que em 2003/2004 não seja autorizado o financiamento de cursos que receberam menos de dez alunos em 2002 e que tenham tido um número de estudantes matriculados inferior a 30 no conjunto dos últimos três anos. Salvo algumas excepções, as escolas não poderão abrir menos de 35 vagas.

Bela notícia. Mas falta ainda um pouco mais de coragem. Concomitante com estas mudanças, sugeria as seguintes:

1. O Estado devia fazer um estudo para antecipar as necessidades do mercado de trabalho nos próximos 10-15 anos, com ajuda de organismos empresariais e também das Universidades.
2. Com os resultados desse estudo, assim se ajustariam os numerus clausus das Universidades portuguesas.
3. O "bolo" orçamental do Estado a atribuir às Universidades deveria ilustrar as indicações que o estudo ofereceria: basicamente, haveria mais dinheiro para o que fosse mais importante.
4. As universidades privadas também deveriam ser reguladas (não sei bem se da mesma maneira que as públicas), para se evitar o pulular de licenciados em áreas não absorvidas pelo mercado de trabalho.

Mais dicas são bem vindas... vou estando atento aos nossos blogs...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?